sexta-feira, 2 de março de 2012

Como se dá bem em uma entrevista de emprego. Parte II.

Ok, vamos da continuidade ao nosso artigo sobre: Como se dá bem em uma entrevista de emprego.

Parte II.
 
Devo ser sempre sincero?
Sinceridade de mais é um perigo, não fale de todos os seus deslizes profissionais. Segundo Max Gehringer, “em uma entrevista de emprego há respostas verdadeiras e respostas adequadas. O candidato ideal é o que consegue fazer as respostas adequadas soarem verdadeiras”. 

Questionamentos
O que você deve responder quando o entrevistador perguntar: por que você gostaria de trabalhar na empresa? Você se lembra das informações colhida no site da empresa que falamos no inicio do artigo? Se a empresa esta crescendo no mercado diga: que quer fazer parte de uma organização que crescer e tem sido vista como uma empresa muito boa para se trabalhar. Procure sempre dar respostas curtas. É claro o que você vai falar tem que ser coerente com as informações que você coletou, não diga nada inventado, não se esqueça de que o entrevistador trabalha para empresa ou presta serviço.

Cuidado com o falar demais.
Por favor, não vá contar a historia da sua vida, se tiver algum fato importante que venha contribuir para sua contratação, tudo bem, a não ser que o entrevistador solicite o que é pouco provável.

Críticas
Não criticar é principio fundamental para sucesso em relações humanas, e numa entrevista de emprego não poderia ser diferente. Ao ser questionado (a) porque você deixou seu último emprego, não fale mal de ninguém. Nem da empresa em que trabalhou e nem dos colegas de trabalho e principalmente do antigo chefe. As respostas positivas sempre agradam mais. O que passaria na sua mente se chegasse alguém falando mal de outra pessoa pra você?

Celular amigo ou adversário?
Com avanço da tecnologia e a expansão dos aparelhos celulares, este tem sido para muitos um acessório de sobrevivência, e neste contexto, há algumas pessoas que não conseguem desligá-lo. Metafisicamente falando são quase que almas gêmeas. Mas, na hora da entrevista se o celular tocar, não atenda.  Atender o celular na hora da entrevista passa uma imagem negativa para o entrevistador, você o coloca em segundo lugar e neste caso é você e seus outros compromissos que devem estar em segundo lugar. Obs. Nunca deixe seu celular ligado na hora da entrevista, este deve ser para você um momento sagrado, você não vai querer outras pessoas por perto, vai?

O corpo fala.
De acordo com Pierre Weil o nosso corpo fala. No entanto, vale lembrar que você não precisa agir como um robô seja sincero e autêntico. Neste momento além de ser analisada suas vestes, cada movimento seu é observado, portanto, procure ser o mais natural possível. Na hora da entrevista é superimportante manter um olhar firme. Isso não o impede de olhar para os lados. Demonstre interesse por quem está falando com você, incline-se um pouco para frente do seu ouvinte, essa ação demonstra interesse pelo outro, é claro sem exagero. Procure ouví-lo efetivamente não se deixe levar por distrações. Caso contrário, o entrevistador vai lhe fazer uma pergunta e você vai dizer o que é mesmo que o senhor disse?
Ao apertar a mão do entrevistador, aperte com firmeza, sem exagero, nada mais desagradável do que apertamos a mão de uma pessoa que parece está querendo quebrar a nossa mão. É também, muito desagradável, apertarmos a mão de uma pessoa que parece está com nojo da nossa mão. Seja elegante até no aperto de mão.

Ansiedade qualidade ou defeito?
Se ficar ansioso não se preocupe, segundo Max Gehringer, “ansiedade é uma virtude”. O que seria da espécie humana sem a ansiedade? Com certeza não teria sobrevivido. É normal aumentar a nossa adrenalina no momento de confronto, mas lembre-se, tudo que você vai ser confrontado o controle é seu. Como disse Shakespeare, “Nada é bom ou mau, nosso pensamento é o que faz”.

Talvez a pergunta mais difícil em uma entrevista de emprego seja: quanto você quer ganhar?
Na hora de preencher uma ficha de emprego essa pergunta tem causado calafrios em muita gente. Ou na hora de elaborar um currículo. Coisas que você não pode dizer: a combinar, aberto a negociações, depende das condições oferecidas. De acordo com Max Gehringer, é preciso fazer uma análise anteriormente de quanto o mercado de trabalho esta pagando para o cargo que você pretende ocupar, faça uma média de salário para nem pedir pouco e ser contratado por um salário indecente e nem pedir alto demais. É bom lembrar que empresas não perguntam sobre pretensão salarial para contratar os candidatos mais baratos. Você pode encontrar estas informações lendo jornais de domingo onde a maioria publicam pesquisas salariais.

Atenção, cuidado com a língua.
Se o entrevistador lançar a pergunta: há mais alguma coisa que gostaria de acrescentar? Diga que não, agradeça pela oportunidade. Algumas pessoas cometem o pecado de continuar falando e acabam falando demais ou até mesmo se contradizendo.

Chegamos ao final de mais um artigo, missão cumprida. Muitissimo obrigado por mais uma vez compartilhar desta leitura. Fique com Deus! Sucesso na sua entrevista espero poder ter contribuído para seu sucesso pessoal e profissional. Qualquer dúvida é só nos enviar um e-mail, que responderemos com a maior alegria. Um abraço, até a próxima.

Autor: Francisco Araújo da Cunha Filho, Coach e Palestrante (ZAVHA Consultoria & Treinamentos).

Um comentário:

  1. BOA nOIte MAnu ,Bom; Apesar de saber algumas dicas,Agradeço seu artigo enrriqueceu mas meus conhecimentos ajudou muito a esclarecer duvidas que tinha...
    OBrigadoo...

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos. Esperamos poder contribuir com seu sucesso deixe seu comentário e sugestões. Obrigado pela visita, continue conosco!